A exportação no Brasil pode ser definida como a saída temporária ou definitiva de produtos, bens e serviços nacionais para outros países. Em outras palavras, é quando empresas brasileiras vendem seus produtos, bens e serviços no mercado internacional.
Quanto aos tipos de exportação, existem principalmente três categorias no Brasil:
Exportação Direta:
Ocorre quando o produto é exportado e faturado diretamente do fabricante para o importador, sem intermediários. Este modelo permite que a empresa tenha maior controle sobre os produtos e estratégias de marketing, vendas e distribuição.
Exportação Indireta:
Neste caso, todo o processo é realizado por um terceiro, que compra os produtos para exportá-los. Isso geralmente envolve TRADING, esta possui experiência no mercado e mantêm contato com empresas internacionais.
Consórcio de Exportação:
É uma modalidade onde várias empresas se unem sob um consórcio para realizar a exportação. Isso pode ajudar a reduzir custos e riscos associados à exportação.
EXPORTAÇÃO
OBS:
Cada tipo de exportação tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende dos objetivos e capacidades da empresa exportadora. O Brasil é conhecido por ser um grande exportador de commodities como soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, café e carnes bovina e de frango.
Os Exportadores podem ainda utilizar se de regimes especiais como o DRAWBACK onde tem os impostos suspensos na importação para depois exportar.